Neste local ativo de produção de produtos químicos na França, atividades anteriores causaram contaminação por COV no solo e nas águas subterrâneas. A migração vertical da contaminação por COV através do primeiro aqüífero semipermeável para o aquífero calcário subjacente é um risco potencial.
Estratégia corretiva
A contaminação máxima do solo é encontrada entre 13,5-13,75 m-bgl com concentrações de 340 mg/kg de 1,2-DCA e 260 mg/kg de DCM. Além disso, a contaminação máxima das águas subterrâneas é detectada a uma profundidade de 8-19 m-bgl com concentrações de 435.000 µg/l de 1,2 DCA, 373.000 µg/l de DCM e 1.700 µg/l de VC. A GreenSoil conduziu um primeiro teste de campo para investigar a viabilidade da dicloração redutiva aprimorada (ERD) para reduzir o risco de propagação e, em seguida, implementou um sistema em grande escala.
Sabe-se que os principais contaminantes são biologicamente degradáveis em condições anaeróbicas. A estratégia corretiva selecionada consiste em:
a) estimulação da degradação anaeróbica biológica de todos os COV pela dosagem de Dehalo-GS (doador de elétrons);
b) aquecimento da água subterrânea recirculada. Com a circulação da água subterrânea, das bactérias decloradoras, do doador de elétrons e da água aquecida, os contaminantes serão mobilizados e, portanto, ficarão mais biodisponíveis. A água é aquecida a cerca de 25°C para estimular a atividade biológica com base em testes de microcosmos realizados antes do teste piloto.
Como a contaminação estava localizada dentro de uma zona ATEX em uma planta química ativa, medidas de segurança específicas tiveram que ser incluídas no plano de trabalho.
Layout em escala real e resultados do MIP em diferentes locais. Área de teste piloto representada por linhas tracejadas.
O teste piloto forneceu informações importantes sobre o processo de biorremediação proposto. A GreenSoil fez várias recomendações que foram implementadas no projeto em grande escala. Isso inclui:
· Usando bombas de fundo de poço em vez de bombas de superfície.
· Aumento dos diâmetros dos poços.
· Melhorar os arranjos de vedação em poços de injeção.
· Baseando-se na circulação das águas subterrâneas e na dosagem do doador de elétrons.
Restringir o uso de sistemas de aquecimento, particularmente em camadas mais profundas, pois isso pode levar à incrustação e entupimento do aquecedor e requer consumo adicional de energia para ganhos marginais no número e atividade bacteriana.
Após resultados positivos observados durante o piloto, uma remediação em grande escala foi instalada.
Fatos e Dados
Localização
França
Prazo
Q3 2019 – Q2 2021
Contaminante
VoC
Tipo de Contrato
Tempo e despesas
Valor do Contrato
> 700.000€
Profundidade
13.75 m-bgl
8-19 m-bgl
Contaminantes
Resultados
Foi observada uma diminuição rápida e clara de altas concentrações de DCM e 1,2 DCA. Concentrações de até 200.000 μg/l foram degradadas em 3 meses. Concentrações aumentadas dos produtos de degradação eteno (até 12.000 μg/l) e metano (até cerca de 7.000 μg/l) indicaram degradação biológica bem-sucedida.
As concentrações de clorometano, um possível produto de degradação do DCM, eram muito baixas e frequentemente abaixo do limite de detecção, indicando que ele não se acumulou e provavelmente foi degradado em metano ou o DCM foi degradado por outra via de degradação.
Consequentemente, esses resultados demonstraram a alta eficiência da abordagem de remediação anaeróbica biológica com ou sem aquecimento
A análise molecular também confirmou a presença e o aumento da população bacteriana natural que provavelmente está envolvida na degradação do DCA e do DCM.
Dehalococcoides, Dehalobacter e Dehalogenimonas foram detectados em números elevados até 1.010 células/l. Os dehalococcoides aumentaram significativamente em comparação com a quantidade medida antes do teste piloto. A maior parte da degradação ocorreu antes que o aquecimento das águas subterrâneas fosse observado in situ. Portanto, a rápida degradação é atribuída principalmente à dosagem do doador de elétrons.
Embora o aquecimento das águas subterrâneas tenha sido demonstrado durante o teste piloto, o efeito adicional na degradação não pôde ser totalmente avaliado, pois a degradação completa precedeu o processo de aquecimento. Esses resultados demonstraram a alta eficiência da abordagem de remediação anaeróbica biológica com ou sem aquecimento.
Com base nos resultados positivos observados durante o piloto, uma remediação em grande escala foi instalada. O sistema em grande escala operou de forma eficiente e os limites objetivos foram alcançados em 2 anos.
Entre em contato
Quer saber se a biorremediação é a abordagem certa para seu projeto? Agende uma reunião ou solicite um orçamento gratuito hoje mesmo.
Projetos Relacionados Todos os projetos
Card principal não encontrado.