As antigas atividades industriais em uma planta de galvanização na Holanda resultaram em um impacto significativo no solo e nas águas subterrâneas. Áreas de origem com COV e cromo hexavalente foram identificadas, bem como uma contaminação mais heterogênea com metais pesados. A área contaminada está dentro de uma área urbana e uma parte significativa da contaminação está localizada sob um edifício monumental, o que limita as possibilidades de combater a contaminação.
Plano de fundo do projeto
No passado, foram realizados trabalhos de remediação que consistiam em uma escavação parcial, extração multifásica e isolamento da contaminação residual em combinação com um monitoramento extensivo da degradação natural. Os resultados do monitoramento, no entanto, mostraram que os objetivos estabelecidos não foram alcançados e medidas adicionais de remediação foram necessárias.
Estratégia corretiva
A GreenSoil foi designada para realizar medidas adicionais de remediação para enfrentar os riscos decorrentes da contaminação com metais pesados no solo e da contaminação por COV nas águas subterrâneas.
A remediação foi realizada em etapas:
1° fase: escavação, remoção e limpeza externa da contaminação presente na camada superior do solo
O solo contaminado foi substituído por solo limpo e a infraestrutura subterrânea foi reparada.
2° fase: estimulação da biodegradação anaeróbica
nas águas subterrâneas por meio de aproximadamente 70 injeções diretas com substrato orgânico (Dehalo GSTM) e uma cultura bacteriana cultivada.
Injeções Diretas com Substrato Orgânico (Dehalo Gs)
3° vermelho fase: estudo de viabilidade para Cr (VI)
Para lidar com a contaminação na matriz sólida, foi investigada a possibilidade de lavar o solo contaminado (insaturado).
Na zona saturada, o foco estava na redução química de Cr (VI) para Cr (III) por meio de processos biológicos.
4° fase: combater a contaminação por Cr (VI) in situ
Após o promissor estudo de viabilidade, a contaminação na zona insaturada foi eliminada. O lixiviado foi extraído e descartado em uma instalação de tratamento externa, pois a água estava severamente contaminada. Posteriormente, as injeções do doador de elétrons Dehalo-GS foram realizadas com o objetivo de criar condições anaeróbicas para obter uma redução do Cr (VI) tóxico para o Cr (III) imóvel dentro do edifício
Resultados
Os objetivos predefinidos para COV e Cr (VI) foram alcançados em menos de um ano. Assim, a infraestrutura foi restaurada pela GreenSoil, e o edifício monumental agora pode ser usado de forma significativa.
A figura à direita mostra os resultados do monitoramento (expressos em ug/l) antes e depois que a remediação biológica foi estimulada. Uma tendência decrescente dos níveis de concentração ao longo do tempo pode ser claramente observada.
Durante a implementação da fase 4, a cor amarela forte do Cr (VI) dissolvido na água de lixiviação foi impressionante, como é possível ver.
Concentrações de Cr (VI) de até 4.000 µg/l foram reduzidas para valores de cerca de 7,8 µg/l. Ao implementar processos biológicos, o ambiente geoquímico necessário foi criado. Os resultados mostram uma redução bem-sucedida da contaminação tóxica de Cr (VI) para Cr (III) e uma redução da fração móvel > 99%
Entre em contato
Quer saber se a biorremediação é a abordagem certa para seu projeto? Agende uma reunião ou solicite um orçamento gratuito hoje mesmo.